tpain

DOWNLOAD - TPAIN


AGUARDE 120 SEGUNDOS


SEU DOWNLOAD ESTA QUASE PRONTO



“Salve, aqui é o IT Gângster! T-Pain arrasou nas paradas musicais ultimamente com o seu vocal computadorizado. Eu vou te mostrar como “fazer” esse efeito usando um laptop e a internet. Primeiro veremos o que a internet diz que o T-Pain usa como efeito de voz. De acordo com este site, T-Pain usa um programa chamado auto-tune.

Essa tecnologia já existe há bastante tempo e faz “correções” (da voz) em tempo real.

Isso significa que, se você não consegue cantar perfeitamente sozinho, então o computador corrigirá sua voz na nota correta. T-Pain explora isso ajustando o som de forma que você ouça o efeito computadorizado na voz. Há uma versão demonstrativa do software, dê o download e confira! Vamos ver, quero auto-tune 5, vou escolher a versão para garage band (banda de garagem). Escrevo meu e-mail, clico aqui e instalo o auto-tune.

Logo depois, vai abrir o meu projeto “garage band”. Vou gravar algo aqui, então fique atento. (Gravação de um trecho de som do T-Pain). Certo, agora vamos aplicar um pouco da mágica do T-Pain.

Vou escolher o plug-in do autotunes que instalei. Vou ajustar o que cantei, aumentar a velocidade, ir nas opções e mudar o “Pitch Tracking” para a opção “Relaxed” (relaxado). Agora é só salvar tudo e ver como ficou! (Som com o efeito autotune do rapper T-Pain).

É assim que se soa igualzinho ao T-Pain! Só aqui, no IT Gângster.”

O roqueiro do Foo Fighters, Dave Grohl, usando o Talk Box

O roqueiro do Foo Fighters, Dave Grohl, usando o Talk Box

Já a Talk Box funciona produzindo uma amplificação com um dispositivo que direciona o som através de um tubo. Ela é ligada geralmente em guitarras, teclados ou pianos, e o som emitido no tubo é ‘modelado’ conforme a nota que o músico está tocando. É como se fosse a voz do instrumento falando.

O produtor Sabzi, que faz os instrumentais dos respeitados grupos Blue Scholars e Common Market, ambos de Seattle, na costa oeste dos EUA, tem um vídeo no qual ele mostra o funcionamento de uma Talk Box, inclusive de como ela foi utilizada em uma de suas músicas.

Como o vídeo é grande – tem quase dez minutos -, avance até os 6:35 caso queira ver apenas a parte da Talk Box.

O vídeo é na realidade uma entrevista sobre produção musical concedida para o site crossfader.com, dividido em três partes. Para aqueles que se ligam no assunto e entendem inglês, Sabzi é uma ótima referência pelos seus últimos trabalhos lançados com os dois grupos, bastante elogiados pela crítica especializada americana. Esse mesmo vídeo contém ainda demonstrações de como foram feitas algumas músicas do produtor, então vale a pena conferir.